top of page
Buscar
  • Foto do escritorfolhaverde.emagazine

Projeto "Desvendando os Peçonhentos" Cetics - FAPESP - Instituto Butantan

Atualizado: 14 de dez. de 2020





"A ciência e o cientista"


Texto de pesquisa: Victor Santana Pascoal - 6° ano B - Orientação: Professora: Tânia Botaro



Ilustração: Matheus Freitas Vieira, sexto ano, turma B



O que a ciência faz?


Ciência refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas. Este artigo foca o sentido mais estrito da palavra.



Ilustração: Willia Rodrigues Novaes Silva, sexto ano, turma D



Quais os desafios encontrados para ser um cientista?


Existem muitas áreas dentro da ciência e encontrar aquela que melhor se identifica com seu perfil pode ser um desafio. Dedicar-se a essa tarefa vai ajudá-lo a optar pela profissão, munido de mais conhecimento e certo das escolhas que o levarão às posições que você almeja. Antes de começar, portanto, pesquise bastante e entenda que papel você deseja exercer como cientista. Hoje, o profissional cientista enfrenta um grande desafio: encontrar instituições de ensino que lhe ofereçam suporte para crescer. Como a maioria das disciplinas ensinadas na faculdade precisam passar por um crivo de departamentos extremamente burocráticos, é possível que a sua formação universitária esteja defasada com relação ao que é praticado no mercado atualmente. A necessidade de atualizar constantemente os conhecimentos adquiridos é muito comum na carreira do cientista. Como esse é um campo relativamente novo, em que descobertas e novas metodologias são implementadas para dar tração aos resultados, é preciso continuar estudando ao longo de toda a sua jornada profissional.



Existem mais mulheres ou homens cientistas? E por que?


Existem mais homens cientistas.

7 em cada 10 meninas em idade escolar se mostram interessadas por ciência, mas somente 2 de cada 10 seguem uma carreira relacionada a esta área. Qual o motivo dessa mudança?

Uma das razões para essa queda de interesse pode estar na forma como nossa sociedade lida com a questão. Normalmente a área de ciências é vista como área de dedicação masculina. Dificilmente se vê uma menina sendo presenteada com um kit de experimentos ou ainda uma caixa de equipamentos e ferramentas, ou mesmo incentivada a desmontar o rádio ou o despertador e construir um robô, como se costuma elogiar quando um menino faz isso.


O que é CeTICS e o que ele pesquisa?


CeTICS - Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular. O mundo vive uma pandemia e a Ciência tem um papel primordial para a luta contra o vírus. A Plataforma Zebrafish é um importante projeto que tem como objetivo levar conhecimento e educação para todas as pessoas. A missão do CeTICS é investigar a resposta sistêmica de células, tecidos e organismos usando toxinas peptídicas definidas quimicamente como ferramentas moleculares.


Qual a importância do CeTICS nas descobertas das toxinas das peçonhas?


É descobrir e caracterizar quimicamente os alvos das toxinas que tendem a iniciar respostas biológicas de interesse na terapia e fisiopatologia humana.



Ilustração: Willia Rodrigues Novaes Silva, sexto ano, turma D


O que é Imunologia? Qual a diferença entre peçonha e veneno?


Imunologia: Especialidade biomédica que estuda o conjunto dos mecanismos de defesa do organismo contra antígenos


Peçonha: é uma substância (uma toxina ou mistura de várias toxinas) de origem estritamente animal, produzida por uma glândula, capaz de alterar o metabolismo de outro animal quando inoculada através de um aparato natural do animal (espinhos, dentes e outros). A toxina é injetada no corpo da vítima através da pele intacta. Exemplo: peixes peçonhentos, como o peixe-leão, o mangangá e a raia, cobras, aranhas, escorpiões e águas-vivas. Na verdade, quando uma pessoa morde a outra, sua saliva pode atuar como uma peçonha, apesar da baixa agressividade.

Veneno: é uma substância (toxina) de origem animal, vegetal ou mineral, porém não é produzida por nenhuma glândula, nem pode ser inoculada naturalmente. A toxina entra no corpo através dos tratos digestivo ou respiratório ou por absorção através de um tecido intacto, como a pele. Usualmente, os animais venenosos são aqueles que produzem envenenamento (intoxicação) quando ingeridos, na maioria das vezes ainda frescos, pois apresentam secreções tóxicas em seus organismos, como alguns peixes, como o baiacu, e algumas plantas.

Então, cobras, escorpiões e aranhas são animais peçonhentos que podem inocular peçonha. Só seriam venenosos se, ao comê-los, provocassem envenenamento.




Ilustração: Matheus Pereira Novikova, sexto ano, turma A



Ilustração: Rhallen Fernandes Barbosa, sexto ano, turma C

Ilustração: Rhallen Fernandes Barbosa, sexto ano, turma C

Ilustração: Stephany Alves Oliveira, 6° Ano turma A



Projeto "Desvendando os Peçonhentos" Cetics - FAPESP - Instituto Butantan

Parte I: Conhecimentos Gerais



Projeto "Desvendando os Peçonhentos" Cetics - FAPESP - Instituto Butantan

Parte II

Peixes Peçonhentos




Parte III

Título: Serpentes

1) Rayane Bispo 6° C - fala de Ictismo

2) Brayan 6° A - Ofidismo/ Ciências/Pesquisa das toxinas pra descoberta de medicamentos

3) kayky 6° C - coloração da jararaca diferente da Cascavel

4) Pedro Henrique Costa 6° B - Caminho de aprendizado




Parte IV

Título: Aranhas






Professora: Tânia Regina Botaro Arantes

Professores colaboradores: Maíra de Figueiredo Nunes, Maria Ivone dos Santos, Raimunda Braga de Moura, Mariana Neves dos Santos da Silva e Roseli Zanotti Ribeiro

Alunos: Turmas do 6° Ano

Osasco - 2020

190 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page