top of page
Buscar
Foto do escritorfolhaverde.emagazine

PEI Josué: Festas Juninas

Atualizado: 25 de nov. de 2022



É época de festas juninas em todo o Brasil! Com toda certeza todos da PEI Josué Benedicto Mendes já se encontram animados para participar dos eventos programados pela escola que ocorrerão no dia 30/06 para os nossos alunos. Com as precauções e segurança sanitária adequadas atendendo aos protocolos de saúde do Governo do Estado, ainda não teremos uma grande festa aberta a toda a Comunidade, mas damos um passo alegre e diferente do que passamos nos dois últimos anos em razão da epidemia de Covid.

Em 2021, tivemos um bonito trabalho organizado para propiciar aos alunos a oportunidade de experimentar com segurança as tradicionais festas juninas. Vamos lembrar!




Gostou! Aguarde nosso dia 30/06, continue acompanhando as postagens de nossa página!






As festas juninas são comemorações que acontecem no mês de junho no Brasil. Nela se comemoram três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João.

A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.

Mas, como a igreja não conseguia acabar com a popularidade dessa festa - que surgiu há centenas de anos -, acabou aderindo a ela e atribui-lhe um caráter religioso.

Tradicionalmente, as festas juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.

A origem da festa junina é pagã e, assim, não tinha o caráter religioso que assumiu anos depois, e que continua até hoje.

Ainda antes da Idade Média, no hemisfério norte, as pessoas comemoravam a chegada do verão - no mês de junho - homenageando os deuses da natureza e da fertilidade, ao mesmo tempo em que pediam uma colheita farta.

Isso acontecia porque era a altura da colheita de cereais, tal como o milho - que hoje é o ingrediente mais comum nas comidas típicas de festa junina.

As fogueiras, um símbolo característico das festas juninas atualmente, também têm origem na festa pagã, porque era costume fazer fogueiras nas celebrações.

Como a igreja não conseguia acabar com a popularidade dessa festa pagã, acabou aderindo às festas juninas atribuindo-lhes um caráter religioso.

Quem trouxe a festa junina para o Brasil foram os portugueses, no período colonial. Em Portugal, a festa junina tinha o nome de Festa Joanina - possivelmente pelo fato de acontecer em junho ou talvez por causa de São João, que é o principal santo da comemoração - motivo pelo qual as festas juninas também são chamadas de Festa de São João.


Os três santos católicos - São João, Santo Antônio e São Pedro - foram escolhidos para serem comemorados na festa junina porque eram os santos mais populares do mês de junho.




São João teria nascido em 24 de junho e é muito popular entre os portugueses, que tiveram muitos reis com esse nome, os quais construíam capelas em homenagem ao santo.




São Pedro, martirizado em 29 de junho, é considerado o primeiro Papa da igreja.




Santo Antônio, por sua vez, que morreu no dia 13 de junho, nasceu em Lisboa.

Desde que as festas juninas foram trazidas pelos portugueses, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, ela possui características peculiares em cada parte do Brasil.



23 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario


rdssupervisao
rdssupervisao
22 jun 2022

Muito importante uma festa junina contextualizada com a cultura religiosa do país visto que é comemorada em vários Estados, respeitando os aspectos laicos, pois trata das comemorações, mais como uma tradição festiva, do que como abordagem religiosa, ao mesmo tempo que faz referências históricas, atribuídas aos Santos representados, possibilitando que cada um se articule, de acordo com suas referências pessoais.

A amplitude das atividades desenvolvidas na proposta, contemplam ações pedagógicas e interagem com situações que trazem informações diversificadas, despertam a curiosidade por saber mais, através de pesquisas e propiciam ambientes de troca e interação entre professores, alunos e equipe escolar, articulando aspectos socioemocionais e de participação coletiva,, incentivando o trabalho em equipe.


Parabéns a todos os envolvidos.🏆


Me gusta
Post: Blog2_Post
bottom of page