Atividade Física na Adolescência
A atividade física é a movimentação do corpo que gera gastos energéticos. Essa atividade pode ser correr, caminhar, nadar, ou mesmo praticar jogos como vôlei, basquete, futebol, que são atividades em grupo. Todas elas são importantes para o bem-estar físico e mental, além do social.
A juventude é uma fase na qual a pessoa tem muita disposição e energia. Dessa forma, é necessário praticar mais exercícios físicos, tão benéficos para a saúde.O celular, tablet, controle remoto, o carro, o computador, todas as facilidades da vida moderna e urbana contribuem ainda mais para uma vida agitada, embora sedentária.Realizar exercícios físicos na juventude aumenta a produção de células do sistema imunológico, melhorando as defesas do organismo e afastando principalmente as doenças respiratórias. Os exercícios também auxiliam no crescimento do adolescente e no controle da obesidade. Além disso, reduzem riscos de doenças como diabetes, pressão alta, colesterol, depressão.
Por isso, é necessário a prática da atividade física durante pelo menos três vezes por semana, mas sem exageros, pois as articulações do adolescente ainda não estão totalmente desenvolvidas e podem ser lesionadas.
Atividade Física em tempo de Corona Vírus
A pandemia de coronavírus impôs uma nova rotina para os brasileiros: FICAR DENTRO DE CASA. Com essa dinâmica, como manter a rotina de exercícios físicos? É muito simples se manter ativo no confinamento, basta querer.Você pode brincar com os seus irmãos, com o seu cachorro ou gato, ajudar nas tarefas diárias, se levantar e se movimentar a cada intervalo da TV, pode colocar uma música que gosta e dançar, treinar as coreografias do Tik Tok, pode também pular corda ( desafiando alguém a pular mais que você), subir e descer escada, jogar bola no quintal. Não importa qual exercício você vai fazer, o que importa é estar em movimento, gastando energia, aliviando a ansiedade do confinamento e estar saudável. Boraaaa!!! Vamos nos movimentar, assim o tempo passa mais rápido e logo logo, vamos acabar com esse vírus e voltaremos às ruas, saudáveis e ativos.
texto: professora Luana, educadora física, projeto em parceria com o Josué B. Mendes: "O Esporte como projeto social: Voley Bradesco"
Comments